sexta-feira, 9 de novembro de 2007

Até Quando?

Na Primeira noite, eles se aproximam
e colhem uma flôr no nosso jardim.
E não dizemos nada.
Na segunda noite, já não se escondem,
pisam as flores, matam o nosso cão.
E não dizemos nada.
Até que um dia, o mais frágil deles, entra
sózinho em nossa casa, rouba-nos a lua,
e conhecendo o nosso medo,
arranca-nos a voz da garganta.
E porque não dissemos nada,
já não podemos dizer nada.
Maiakovski (Início do Sec.XX)
Depois de Maiakovski...
Primeiro levaram os negros
Mas não me importei com isso
Eu não era negro
Em seguida levaram alguns operários
Mas não me importei com isso
Eu também não era operário
Depois prenderam os miseráveis
Mas não me importei com isso
Porque eu não sou miserável
Depois agarraram uns desempregados
Mas como tenho meu emprego
Também não me importei
Agora estão me levando
Mas já é tarde
Como eu não me importei com ninguém
Ninguém se importa comigo.
Bertold Brecht (1898-1956)
Um dia vieram e levaram meu vizinho que era judeu
Como não sou judeu, não me incomodei
No dia seguinte, vieram e levaram
meu outro vizinho que era comunista
Como não sou comunista, não me incomodei
No terceiro dia, vieram e levaram meu vizinho católico
Como não sou católico, não me incomodei
No quarto dia, vieram e me levaram
já não havia mais ninguém para reclamar...
Martin Noemôller (1933)
Primeiro eles roubaram nos sinais, mas não fui eu a vítima
Depois incendiaram os ónibus, mas eu não estava neles
Depois fecharam ruas onde não moro
Fecharam então o portão da favela que não habito
Em seguida arrastaram até à morte uma criança que não era meu flho...
Cláudio Humberto (2007)
O que os outros disseram, foi depois de
Maiakovski
Incrível é que, após mais de cem anos, ainda nos encontremos
tão desamparados, inertes, e submetidos aos caprichos da ruína moral dos poderes governantes, que vampirizam o erário, aniquilam as instituições, e deixam aos cidadãos os ossos roídos e o direito ao silêncio: porque a palavra há muito se tornou inutíl....
Até Quando?....

Sem comentários: