quinta-feira, 22 de novembro de 2007

Tirar aos pobres

Publicado no Blog Avenida da Liberdade (Espaço Público)

Tirar aos pobres...Tirar aos pobres...

Tirar aos Pobres...

Há alguns fenómenos no nosso País que passam ao largo das nossas preocupações. Começo a pensar que não é por acaso, e que a nossa agenda é meticulosamente guiada!

Todos os dias sabemos de negócios milionários. Na Bolsa alguém acorda de manhã e compra milhões de acções de uma empresa que - vejam a coincidência vai ser OPAda

Ali a uns dias. Milhões em Mais-Valias!

Nas empresas sempre ou quase sempre nas públicas - os jornais começam a falar de centros de decisão e, passados uns dias, eis que saem uns investidores (dando ares de quem se sacrificou a bem da economia) para entrar outros, normalmente a convite do governo. Passados uns tempos sabemos que uns e outros ganharam milhões em mais-valias!

Políticos e Gestores públicos ocupam vários lugares muito bem remunerados, tudo como se o dia tivesse quarenta e oito horas, nunca se conhecendo os resultados da sua actividade e, quando se sabe, os resultados são milhões de prejuízos!

Pensões, várias! Indemnizações luxuosas, seguidas de três meses de férias, e posterior entrada em uma outra empresa do Estado, o mesmo, que lhe acabou de pagar a choruda indemnização!

Os Bancos, contra tudo o que seria natural, apresentam resultados cada vez maiores, como se a economia onde operam estivesse forte e vigorosa!

Mas então, apetece perguntar, este País dos negócios milionários, não é o mesmo onde a Economia decresce desde há quase dez anos, em que o PIB apresenta preocupantes valores que nos deixam na

cauda da Europa?

Ao mesmo tempo, as estatísticas (normalmente vindas lá de fora, as maganas) dizem-nos que no mesmo País onde crescem os milionários, também crescem ( em número, coitados Deles) os mais pobres!

É lá possível, num País governado nos últimos dez anos por um partido

socialista e outro social-democrata?

O PC - que não brinca em serviço - diz que a Esquerda está no Poder, mas que faz política de Direita!

Quando recordamos que a última vez em que o País se tornou mais rico e mais justo (em que o leque salarial e da riqueza se reduziu) foi num governo de Centro Direita, respondem-nos, que isso se deveu ao facto da Economia estar pujante.

Vamos então ver se nos entendemos: quando a Economia está a crescer paga todos os factores de produção e, produz um excesso, que é acumulado pelas actividades e/ou indivíduos que melhor se prepararam para a partilha!

Aceitando isso como um facto natural, então teremos de estar convictos que são também essas actividades e/ou indivíduos que melhor preparados estão para reinvestir e manter a Economia a crescer!

Mas o que dizer da Esquerda, que se autonomeando solidária, justa e equitativa, permite que num País, onde a riqueza não cresce - não há por isso acumulação de riqueza para repartir - o leque de bem-estar se alargue, tornando os ricos mais ricos e os pobres mais pobres?

Ou, mais cruamente, que a transferência de riqueza se faça directamente do bolso dos que vivem pior, para o bolso dos que vivem melhor?

Há dezasseis anos que este país recebe dois milhões de contos, em média, por dia.

Mas de nada tem valido aos dois milhões de pobres que, para nossa vergonha, continuam a viver uma vida de miséria, imprópria de uma sociedade justa, europeia e democrática!

Não é o que se espera de governos socialistas e sociais-democratas!

Luís Moreira

Sem comentários: