quinta-feira, 28 de maio de 2009

A Amnistia Internacional Faz hoje 48 anos

mulheres

A Amnistia Internacional nasceu em 28 de Maio de 1961.A sua criação teve origem numa notícia publicada no jornal inglês "The Observer" em que era referida a prisão de dois estudantes portugueses por terem gritado «Viva a Liberdade!» na via pública. O advogado britânico Peter Benenson lançou então um apelo no sentido de se organizar uma ajuda prática às pessoas presas devido às suas convicções políticas ou religiosas, ou em virtude de preconceitos raciais ou linguísticos.

A Amnistia Internacional forma uma comunidade global de defensores dos Direitos Humanos, regidos pelos princípios de solidariedade internacional, acção efectiva no caso das vítimas individuais, cobertura global, a universalidade e indivisibilidade dos Direitos Humanos, imparcialidade e independência e democracia e respeito mútuo."

Pior do que o cerco e o esmagamento é a decapitação da esperança. O exílio interior é o refúgio procurado como defesa da integridade.

Baptista-Bastos

Fonte: http://www.amnistia-internacional.pt/

Imagem: http://images.google.pt/images

2 comentários:

peciscas disse...

Felizmente e infelizmente que existe a Amnistia Internacional.
Felizmente, porque é uma organização que não dá tréguas à luta contra a violação dos direitos humanos e, por isso, é particularmente incómoda para tiranos e ditadores.
Felizmente, porque a AI é, para muitos seres, a última esperança.
Infelizmente porque ainda faz todo o sentido que a Amnistia Internacional exista, sinal de que, um pouco por todo o lado, persistem as mais elementares violações dos direitos humanos.

Maria disse...

Um abraço solidário para ti.
E um beijo...